Quem foi Maslow? Abraham Harold Maslow (1908-1970) foi um psicólogo americano de grande destaque devido, principalmente, ao seu estudo relacionado com as necessidades humanas, sendo que a sua teoria formada à volta deste tema é muito utilizada na gestão de pessoas e de clientes.
As necessidades do Ser Humano
Maslow assumiu que as necessidades humanas
estão organizadas numa hierarquia de importância, tendo a representado graficamente na forma duma pirâmide, cuja base é preenchida pelas necessidades fisiológicas e de sobrevivência e o topo pelas necessidades de estima e autorrealização. Assim, quando uma necessidade está satisfeita e realizada aparece outra no seu lugar.
Desta forma, o autor defende que poucos procuram
o reconhecimento pessoal ou a estima, uma vez que as suas necessidades básicas ainda não estão satisfeitas.
Os Cinco Tipos de Necessidades Humanas
As necessidades estão categorizadas em cinco grupos, sendo que os dois primeiros grupos da hierarquia são conhecidos como “necessidades básicas”:
- Necessidades Fisiológicas: encontram-se na base da pirâmide, logo são as primeiras a serem atendidas. São aquelas que representam o ser humano como ser biológico e que o corpo humano precisa para funcionar, como, por exemplo, oxigênio, água, comida, conforto físico, descanso, sono, relações sexuais.
- Necessidades de Segurança: são as que estão associadas à essencialidade para o Homem de se sentir seguro, ou seja, estão relacionadas com a proteção contra o perigo, que é o caso da necessidade de recursos financeiros, de estabilidade de emprego, de garantias de saúde e de seguros de vida.
Os dois grupos seguintes são conhecidos como “necessidades psicológicas”:
3. Necessidades Sociais: representam a necessidade humana de interagir com outros humanos. Estão, portanto, relacionadas com a garantia de relações humanas harmoniosas, como as necessidades de associação, de participação, de aceitação, de troca de amizade, de afeto e de amor, de compartilha da própria intimidade, entre outras.
4. Necessidades de Estima: correspondem às de se sentir bem consigo mesmo. Entre elas estão a necessidade de ser reconhecido pelas próprias qualidades e capacidades, e de ter o reconhecimento e respeito dos grupos dos quais faz parte. Em geral, é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio, reconhecimento e consideração. Nestas incluem-se também as necessidades de autoestima, tais como a autoconfiança, a independência e a autonomia.
O último grupo, por sua vez, é denominado por “necessidades de realização pessoal”:
5. Necessidades de Auto-Realização: estas são as últimas necessidades da hierarquia. Maslow acreditava que poucos conseguiam se autorrealizar, considerando que autorrealizado é o indivíduo que alcança a plenitude consigo mesmo e com o mundo, e dedica-se, então, ao seu crescimento pessoal, ao aproveitamento de todo o seu potencial e à realização dos seus objetivos de vida.
A Atualidade da Pirâmide
Hoje em dia, discute-se muito acerca da atualidade desta pirâmide perante um mundo moderno, bem diferente daquele que Maslow habitou e onde o mesmo fez as observações que o levaram a formar a sua teoria. É de notar que, ao longo do desenvolvimento do mundo, as nossas necessidades tornam-se progressivamente mais complexas e abrangem diferentes âmbitos de interação social e cultural.
Tal fator representa a fragmentação da teoria de Maslow, já que, atualmente a sociedade onde vivemos é de consumo, reduzida às aparências, na qual o Homem encontra-se submetido a uma exaltada e inevitável influência psicológica, suportada por técnicas modernas de comunicação, como a publicidade.
⇒ Afinal, se tudo mudou, porque não haveria o Homem de se adaptar a este novo mundo?
Sem comentários:
Enviar um comentário