Os seres humanos são uma mistura de percepções, emoções, sentimentos e pensamentos. Todos estes elementos formam uma unidade única que resulta em um modo de ser e agir na vida. A nossa mente é extremamente poderosa e capaz de dirigir o nosso comportamento, tanto para o bem como para o mal.
Desta forma, podemos dizer que somos razão e emoção. Duas forças diferentes que muitas vezes apontam para o mesmo caminho, mas outras vezes são contrárias e obrigam-nos a tomar uma decisão. Temos a opção de seguir o “nosso coração” ou fazer uma lista de “prós e contras”.
A origem e o desenvolvimento do poder das emoções são muito indefinidos. Elas fazem parte de uma área dentro de nós mesmos que ainda não conhecemos bem, e às vezes é incompreensível. No entanto, elas são as vozes dos nossos instintos de conservação, de preservação da espécie, de defesa, de ataque.
"Emoção”, etimologicamente, significa “movimento ou impulso”: “o que me induz a agir”. As emoções são experiências subjetivas que levam-nos à ação. O medo, por exemplo, é uma emoção muito poderosa, por isso, é muito utilizado pelos meios de comunicação e como estratégia política. Da mesma forma, a vergonha e o orgulho são manipuláveis nos seres humanos.
As emoções influenciam-nos mais do que a razão porque estão em uma área mais primitiva do nosso cérebro e, portanto, mais profunda. Elas são a base de tudo o que somos.
Nina Vidal Nº17
Sem comentários:
Enviar um comentário