O sentido da vida
“A vida tem de ser vivida para a frente, mas só pode ser compreendida para trás”, uma frase de Soren Kierkegaard, que desperta diferentes opiniões.
Podemos considerar esta afirmação verdadeira, afinal de contas é sempre bom olhar para trás e ver como tudo foi feito, aprender com os erros e experiências passadas para assim podermos olhar para a frente e construir novas ideias, sem nos esquecermos de tudo que já foi feito e vivido anteriormente. O passado é sempre importante, pois o passado é como uma peça de um quebra-cabeças: precisamos dele para formar a “imagem” toda; nós aprendemos e entendemos com o passado tendo assim uma oportunidade de melhorarmos o nosso futuro através do presente, pois o passado favorece a compreensão mas o presente dá-nos a oportunidade.
No entanto a viva não pode ser compreendida somente olhando-se para trás, pois por mais que os erros do passado nos ajude a acertar o nosso futuro, é preciso perceber que o passado é contornado por fatos retrógrados, e que se formos a pensar em algo para amanhã o melhor seria usar ideias atuais. Existe um ditado popular que diz que “ lembrar do passado é sofrer duas vezes”. A compreensão da vida de nada terá valor se não vivermos o agora, ontem já passou, o amanhã (ou futuro) nunca irá chegar, pois se o hoje foi o futuro de ontem já não é mais futuro, é presente!
Tiago Pereira nº 21
Sem comentários:
Enviar um comentário