sábado, 30 de março de 2019

11 de Setembro de 2001



Os ataques terroristas ganharam uma dimensão global ao longo dos últimos tempos. Visto ser um tema atualíssimo e importantíssimo, a situação dos atentados/ataques terroristas torna-se cada vez mais recorrente, em maior número, em maiores dimensões, com mais intensidade, etc.

Um dos ataques terroristas de que toda a gente se lembra, pois ficaram profundamente marcados na memória das populações de todo o mundo, foram os atentados de 11 de setembro de 2001.

Estes mesmos atentados foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda. Na manhã daquele dia, dezanove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros.
Os sequestradores colidiram (com essa mesma intenção) dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos.
         O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no Condado de Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C.
         O quarto avião caiu num campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns dos seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controlo da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.
         Três mil pessoas morreram durante os ataques, nove mil ficaram feridas.

Após este mesmo dia, os atentados aconteceram em diferentes países e comunidades. A luta contra o terrorismo é agora uma prioridade. Rapidamente, governos de diversos países reuniram-se na procura de soluções de prevenção e medidas conjuntas para evitar tragédias como aquelas a que temos assistido, constantemente, ao longo dos últimos anos. A memória conjunta é fundamental para que as novas gerações fiquem alerta, saibam como agir, e, claro, para que possam contribuir para erradicar um dos principais problemas da sociedade atual.




Este ataque terrorista ficou marcado como um dos maiores atentados na história dos EUA., e assim sendo, este ano, dia 11 de setembro de 2019 faz 18 anos!

O ataque às Torres Gémeas provocou três mil mortos. As imagens dos aviões a embater nos edifícios continuam bastante presentes na memória de cada um.

         Este tema é crucial no pensamento de cada pessoa devido ao facto de nos conduzir para uma reflexão pessoal, pois estamos perante situações de extremismo e extrema violência, em que temos o dever de prestar a máxima atenção, visto ser uma situação atual que se intensifica e radicaliza a cada momento.



Diana Freire, nº7

Sem comentários:

Enviar um comentário