sexta-feira, 22 de março de 2019

Instintos do Ser Humano


O instinto, é algo inato ao ser vivo, é um tipo de inteligência no grau mais primitivo. Este orienta o homem e os animais. Os instintos são adquiridos nas experiências vivenciadas, no confronto com determinadas situações. Os instintos manifestam se nos homens, na maior parte das vezes, através das reações a certas emoções. É determinante para a conservação da raça humana a existência do instinto, pois ele é que nos motiva a agir quando necessário.


Nos Seres Humanos 

Em relação aos instintos humanos, é mais difícil estabelecer quais são e como operam, já que o homem é um animal que pensa e vive num ambiente e também numa determinada habita numa cultura. Estima-se que há alguns padrões fixos de comportamento, por exemplo, o instinto de amamentar os bebês ou o instinto de sobrevivência. A realidade do homem é tão complexa que nem sempre é fácil determinar se um padrão de comportamento é realmente instintivo. Supostamente, todos os humanos têm um instinto de sobrevivência, mas há situações que estas afirmações se contradizem, por exemplo, através de uma greve de fome, sendo que um dos instintos do homem é se alimentar, havendo assim algumas contradições.
O conceito instinto humano vive uma polêmica permanente pois tenta se compreender quais dos aspetos são realmente naturais e quais podem ser aprendidos dentro de um contexto social.
O homem, durante a sua evolução, passou por várias etapas. No princípio, quando ainda mantinha um grande parentesco com os animais, predominavam nele os instintos.
Mais tarde com o desenvolvimento deste ser, as sensações e emoções tornaram se determinadoras. Por fim numa fase mais evoluída o ser humano começa a valorizar mais os sentimentos.



Teoria de Sigmund Freud sobre os instintos 

A sua teoria psicanalítica afirma que a parte racional e consciente da mente atua como uma barreira que camufla o instinto e a mente inconsciente que está em contato com a proporção irracional do homem. Numa outra apreciação, Freud afirma que os humanos estão guiados por duas forças: o eros que é o instinto de vida e o tanatos que designa instinto da morte. O primeiro aposta na conversação da vida em todas as dimensões, enquanto que o segundo manifesta o impulso à destruição da sua própria existência.


Sigmund Freud

Beatriz Ribeiro Nº1 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário