Agora, falamos dos agentes de socialização:
→ Tudo aquilo que promove o processo de socialização.
Desta forma, contribuem diretamente para a aprendizagem social, embora de formas diferentes ao longo da vida do indivíduo.
Os principais agentes de socialização são, a família, a escola, os meios de comunicação e ainda diversas organizações sociais (partidos políticos ou clubes desportivos, por exemplo)
Para a socialização primária, a família tem o papel mais importante.
-Os pais transmitem ao filho a língua, os valores gerais, as normas, a maneira de se comportar, os costumes, a cultura, etc. -Depois, a escola permite transmitir a cultura do país.
As associações permitem completar a socialização e o papel dos pais.
-Também, a imprensa (televisão, rádio, internet) é um agente de socialização. Por exemplo, um adolescente pode identificar-se com uma personagem de um filme.
-Além disso, os amigos têm um papel também importante. Os grupos de amigos partilham valores e normais sociais, como a forma de falar e práticas culturais, por exemplo.
Integração Social:
O ser humano vive em sociedade e faz parte de um sistema. Esta integração social potencializa a autoestima pessoal e eleva o bem-estar individual de quem se relaciona com os demais.
Entretanto, existem situações nas quais as pessoas podem estar em risco de exclusão social.
Por exemplo, a precariedade económica pode estar vinculada à exclusão social. Deste ponto de vista, existem profissionais como os trabalhadores sociais e instituições específicas que trabalham oferecendo ajuda a essas pessoas que se encontram em risco de exclusão.
Beatriz Almeida nº4
Sem comentários:
Enviar um comentário