Globalização e estilo de vida
Devido a globalização ser um
fenómeno bastante abrangente, afeta significativamente o estilo de vidas das
pessoas. O estilo de vida traduz se nos valores em que um individuo procura
estabelecer e segui los através dos seus comportamentos. Sendo assim, este integra-se
em grupos sociais dos quais ele se identifica, adotando assim as normas de
conduta e o modo de vida desse mesmo grupo, todas essas ações executadas por o
mesmo traduzem um estilo de vida. Podemos dizer que os comportamentos, valores
e hábitos são irradiados á escala mundial e partilhados constantemente, verificamos
com exemplos como vestir as mesmas marcas de roupa em vários sítios do mundo,
assistir aos mesmos canais de televisão. Isto permite nos dizer que existe um
estilo de vida global. Este acontecimento está presente nos nossos dias por
vários motivos como por exemplo a maior circulação de pessoas e bens entre
países, uma maior facilidade e rapidez de contactar com pessoas do outro ponto
do globo e também a facilidade da deslocação num curto espaço de tempo das mercadorias.
O fenómeno da globalização
Dimensões da globalização (económica, financeira e cultural)
A globalização tem varias dimensões,
sendo as principais as económicas, financeira e cultural.
A globalização
económica traduz a crescente integração e dependência das economias tanto
regionais como nacionais e também em todo mundo através da crescente
intensificação do movimento transfronteiriço de bens, serviços e pessoas como
já foi acima referido. Esta inclui principalmente a globalização da produção,
das finanças, dos mercados, da tecnologia, das empresas e do trabalho. A
globalização económica tem vindo a expandir-se desde o surgimento
transnacional, fazendo assim com que os países reduzissem gradualmente as
barreiras comerciais entre si e abrissem as suas portas ao mercado
internacional. Embora a globalização tenha aumentado drasticamente o
crescimento económico nos países em desenvolvimento e ter reduzido os preços
aos consumidores deste país, acaba por alterar o equilíbrio do poder entre os
países em desenvolvimento e os desenvolvidos.
Outra dimensão é a globalização
cultural sendo esta o meio a partir do qual há trocas de cultura entre os
países. Podemos afirmar que esta dimensão tem algumas consequências como a
uniformização cultural que consiste na tentativa de agregar as culturas para
que estas tenham um padrão ou seja uma igualdade, o consumo em massa de
produtos padronizados, a uniformização do planeta a níveis alimentares, de
vestuário entre outro, a internacionalização das marcas e também a aldeia
global que iremos abordar neste trabalho. Esta dimensão traz inúmeras vantagens
como a criação de empregos, o aumento dos contactos entre pessoas de diferentes
partes do mundo, facilidade de trocas comerciais e culturais como já foi acima
referido, o aumento da circulação de informação, entre outras.
Falando agora da globalização
financeira traduz a integração dos sistemas financeiros nacionais e
internacionais criando assim um mercado financeiro global, do aumento da
concorrência no mercado de capitais e de uma forma geral tudo o que interfere
compra ou venda de ações. Algumas das principais características da
globalização financeira são por exemplo a desregulação da atividade económica,
redução de intermediários e a fragmentação dos mercados. Este conceito surgiu
nos Estados Unidos, na década de 80, quando houve a integração das relações
económicas e financeiras a nível mundial.
Beatriz Ribeiro nº1
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