quarta-feira, 15 de maio de 2019

Instituições e processos sociais


*Comportamentos

As representações orientam-se do nosso comportamento. Se tomarmos com exemplo a representação social da beleza física, vemos que ela está associada a valores como a saúde, a boa forma física, a juventude, a magreza e a um conjunto de caraterísticas físicas mais ou menos objetivas. A televisão, o cinema, as revistas, etc…, são agentes socializadores que podem convencer-nos de que ser bonito é ser “alto” e “magro”. As pessoas consideradas “feias”, que têm uma caraterística física menos “bonita”, são facilmente rejeitadas, seja socialmente, seja profissionalmente.

*Comportamentos desviantes


Em qualquer sociedade existem comportamentos que se afastam das normas estabelecidas e que não estão em conformidade com as normas socialmente aceitescomportamentos desviantes.

Comportamentos desviantes e crime não são sinónimos: o conceito de desvio é mais amplo do que o de crime, pois este último engloba-se no primeiro. Os comportamentos desviantes abrangem os comportamentos desviantes que transgridem a lei e os que não a violam – comportamentos não conformistas comportamentos e atividades de grupos associados às culturas juvenis que, apresentando alternativas e desenvolvendo ideias novas em diversas áreas, podem contribuir para transformar a sociedade.









                                                                ↗    comportamentos desviantes que transgridem a lei

Comportamentos desviantes 
                                                               ↘       comportamentos não conformistas




*Os Mecanismos de controlo social

Dizem respeito a um conjunto de meios que a sociedade usufrui para evitar todos os comportamentos considerados desviantes. 
Destes mecanismos fazem parte o processo de socialização onde se dá a aprendizagem e interiorização das normas e dos padrões de comportamentos socialmente desejáveis; e as sanções que visam assegurar a conformidade dos comportamentos às normas, podendo tratar-se de recompensas ou punições consoante os comportamentos sociais dos indivíduos.
Considera-se assim o processo de socialização um mecanismo de controlo social, pois permite que os indivíduos aceitem os padrões de comportamento socialmente aceites. Por outro lado temos as sanções que se dividem em sanções negativas onde os indivíduos se afastam dos comportamentos por eles esperados e as sanções positivas onde os indivíduos apresentam comportamentos em conformidade com as normas estabelecidas. 
Para concluir, as sanções poderão ser ainda formais como por exemplo, um sistema de punição dos tribunais onde existem regras que os cidadãos têm de seguir, ou informais com por exemplo, uma brincadeira de colegas de escola. 
Posto isto, os mecanismos de controlo social servem para obtermos uma sociedade sem qualquer tipo de comportamento que seja considerado desviante, havendo em múltiplos casos uma sanção para esses indivíduos que tendem a desobedecer a normas e regras estabelecidas pela nossa sociedade. 

*Sanções:

    • Negativas – punições que se podem aplicar quando os indivíduos não se comportam em conformidade com as normas estabelecidas;
    • Positivas – recompensas que se podem aplicar os indivíduos se comportam em conformidade com as normas estabelecidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário