quinta-feira, 23 de maio de 2019

Globalização

O que é?

Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito económico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.
A globalização permitiu uma maior conexão entre pontos distintos do planeta, fazendo com que compartilhassem de características em comum. Costumes, tradições, comidas e produtos típicos de determinada localidade passam a estar presentes em outros lugares totalmente diferentes. Isso acontece graças a troca e liberdade de informações que a globalização pode proporcionar.

Globalização e ambiente

            Podemos verificar que existe uma relação entre a globalização e o meio ambiente, esta expressa-se na perspetiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas. A questão ambiental na globalização tem um principal marco histórico que se baseia na intensificação da alteração do meio ambiente pelas sociedades, a emergência da Revolução Industrial e as suas seguintes transformações. Com a industrialização aumentou o consumo dos recursos naturais renováveis e não renováveis, como o solo, os recursos hídricos, minerais entre outros. A transformação dos elementos primários passou a ser acompanhada por um elevado volume de poluição a vários níveis.



No meio rural, os efeitos dessas mudanças também foram bastante sentidos com a evolução das técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, e as transformações recentemente introduzidas por conhecimentos científicos. Tudo isto foi concebido para aumentar a produtividade neste meio, causando em contrapartida uma maior procura sobre o consumo e extração de recursos naturais.

O fenómeno socio espacial da urbanização, que tem se vindo a intensificar ao longo dos tempos nos países em desenvolvimento após ter se consolidado nos países desenvolvidos. Com isto, emergem os problemas socio ambientais urbanos, como a extrema poluição, a questão da inversão térmica e outros impactos gerados pelo mau rumo dos resíduos sólidos.

Porém, o centro do processo de transformação e evolução das técnicas que atuam no processo da produção do espaço geográfico, existe uma enorme procura por alternativas que salvaguardem o desenvolvimento económico das sociedades visando a preservação do meio natural. Neste sentido nasce o conceito de sustentabilidade, defendido por muitos, sendo este visto como a saída indispensável e possível para agregar o crescimento social com a conservação ambiental.


Assim sendo, a atenuação dos efeitos da globalização perante o meio ambiente passa por uma cadeia de desafios, como por exemplo os vários impactos negativos da urbanização concentrada e a produção industrial absoluta, bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para além de que a consciencialização individual ser fulcral, e indispensável um sistema mútuo de cooperação entre países de modo a desenvolver metas ambientais que respondam ás necessidades básicas para a preservação e conservação do meio ambiente.

Concluindo, e deixando de parte toda a linguagem extremamente científica, quando associámos a globalização ao meio ambiente, percebemos que a globalização gera um grande impacto negativo, principalmente devido ás indústrias que cada vez mais desrespeitam alguns acordos e emitem gases poluentes com mais frequência, e também devido à população que deixa de parte este tema desvalorizando o ambiente.




                                                                                                                        Juliana Silva nº14

Sem comentários:

Enviar um comentário