terça-feira, 28 de maio de 2019

Tipos de Famílias e Novos Tipos de Familía

Tipos de Famílias

Famílias nucleares
  • Família nuclear é um termo usado para definir um grupo familiar composto por um casal de adultos que devido a relações sexuais ocorridas e correntes entre o par que se uniu por relações, as mais diversas possíveis, tais como: físico, psíquico, emocional, espiritual, social, político, dentre outras, se houver, é que permitiu o surgimento dos parentes de primeiro grau e seus filhos.
Famílias monoparentais
  • A família monoparental é constituída pelo pai ou a mãe e os respetivos filhos. Isto acontece em caso, de separação e não se voltarem a casar, caso de voltem a casar passa a ser uma família reconstruída, quando algum dos cônjuges morre. O que tem levado ao aumento de famílias monoparentais é as taxas de divórcio após a guerra e a idade média de o primeiro casamento ser cada vez mais tarde.
Famílias recompostas
  • A família recomposta ou reconstituída é como o próprio nome indica uma família reconstituída, ou seja é um casal que já tem filhos de um casamento anteriores que se volta a casar ou se junta. No caso desta família a mulher é chamada de madrasta pelo filho do marido e o homem é chamado de padrasto. Este tipo de família surge quando o pai ou a mãe morrem, ou quando os pais estão divorciados, e tem tido um crescimento acentuado devido ao número elevado de divórcios.

Novos tipos de famílias


  • Aquilo a que alguns chamam “novos tipos de família” são tão antigos como a humanidade. Qualquer pessoa que leia a Bíblia, a literatura grega, a romana, ou se aproxime daquilo que conhecemos das velhas civilizações egípcia e babilónica, verificará claramente que já naqueles tempos se conheciam as amantes, as mães solteiras, a homossexualidade, o lesbianismo, as uniões de facto, etc.
  • A novidade hoje não é que de repente a humanidade tenha descoberto novidades em matéria sexual; o que é novo é o preconceito ideológico de querer afirmar que o casamento e essas formas de organizar a vida sexual são a mesma coisa e têm o mesmo valor.
  • O erro vem de pensar que o casamento não é mais do que sexo, e que qualquer forma de intercâmbio sexual gera uma relação familiar.


Novos papeis parentais

João Macedo nº13

Sem comentários:

Enviar um comentário