quarta-feira, 8 de maio de 2019

Normas e Controlo Social

O que é a ordem Social

A ordem social, é um conjunto interligado e relativamente estável no tempo de estruturas, instituições e práticas sociais que conservam e reforçam formas normais, ou socialmente aceitáveis, de comportamentos na sociedade.
         
O Controlo Social

Controlo social (sanções positivas e negativas) Todo o comportamento que for individual e coletivo é regulado por mecanismos de controlo social que impõem um sistema de sanções positivas ou negativas. Às normas vigentes são possíveis de receber recompensa (sanções positivas), assim como os comportamentos contrários às mesmas normas, podem ser alvo de punição (sanções negativas). Bom sucesso escolar, por exemplo, pode ser merecedor de palavras elogiosas do seu professor e ainda ser premiado pelos seus pais.

      

As Normas

As normas são as regras de comportamento que refletem ou incorporam os valores de uma cultura, estas caracterizam-se por estarem presentes em praticamente todas as esferas da vida social, familiar, escolar, profissional e outras, pelo seu caráter anterior e exterior aos indivíduos e, também pela sua não universalidade social e cultural em que nos situemos (Por exemplo, as normas e regras portuguesas, são diferentes das norte-americanas, das árabes ou da China).

          

As normas assumem duas naturezas distintas:

• Normas formais, que se traduzem nas leis aplicadas pelos Estados e pelas organizações religiosas, económicas e outras.
• Normas informais, expressa por via de hábitos, costumes e conversação implicitamente aceites pela sociedade.

         

Comportamentos e Comportamentos Desviantes

Os comportamentos normais são os praticados pela maioria dos membros da comunidade, a qual dispõe de mecanismos para preservar esta normalidade e censurar comportamentos desviantes (os que se afastam da norma), designadamente aplicando sanções.

        

Ruben Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário