segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Vivemos numa Aldeia Global!

Aldeia global é um termo fundado pelo filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan. Ele tinha o objetivo de mostrar que as novas tecnologias electrónicas tendem a encurtar distâncias e o avanço tecnológico tende a reduzir todo o planeta à mesma organização que encontrar-se numa aldeia, ou seja um mundo em que todos estariam de alguma forma interligados.
Com o aparecimento da internet, uma pessoa, sem sair de casa, é capaz de conhecer o mundo, visitar países, cidades, e comunicar com pessoas que estão a milhares de quilómetros de distância.
As populações conectam-se umas com as outras, ocidentais e orientais partilham descobertas e as suas culturas distintas. Nem mesmo os países com mais restrições ao uso da internet, conseguem se manter isolados. Vivemos numa Aldeia Global.



Aspetos Positivos

A aldeia global facilitou a intercomunicação à distancia. A cada dia, os países veem avizinhando cada vez mais, face ao uso do telemóvel e da Internet é possível comunicar com amigos, familiares que estão em países diferenciados, por um tempo indeterminado e a baixo custo. Os midia sociais como o facebook, twitter, instagram entre outros permitem-nos conhecer pessoas novas e dialogar com elas diariamente. Os empresários podem fazer negócios mais facilmente, também comunicando por estas vias, havendo assim uma economia mais aberta entre os países. Estes pontos positivos revolucionaram a sociedade em termos de progressos sociológicos.



Aspetos Negativos

Esta evolução tecnológica, também trouxe pontos negativos, permitiu a aproximação dos países, contudo afastou as pessoas mais próximas, pois devido ao aparecimento destas tecnologias, passamos muito tempo á frente destes ecrãs e, nesse tempo poderíamos estar em diálogo com familiares ou amigos. Outro aspeto negativo é o numero de pessoas que usam a internet para a manipulação, ou seja, estes indivíduos usam as redes com fins de se esconderem para enganar, manipular e traficar, ou para negócios ilegais no mercado negro.

A Aldeia Global é uma realidade. Usá-la para o bem ou para o mal será uma escolha humana.

                                              Beatriz Ribeiro, nº1, 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário